O DETRAN obriga o consumidor fazer o laudo de vistoria antes de realizar a transferência de documento, atualmente do mercado existem diversos tipos de laudo de acordo com a necessidade.

Em São Paulo o laudo de vistória dever ser realizado em empresas devidamente credenciadas como vistorias e ECVs. Essas empresas precisam ser habilitadas e  homologadas nos órgãos conforme portaria 1681 de 23 de outubro de 2014.

No laudo de vistoria cautelar, é possível fazer o laudo de transferência onde é analisado a procedência do veículo. Buscando sua identificação através da numerações do chassi, motor e câmbio. Verificando se o carro teve algum reparo estrutural que seja grave. Onde deprecia o valor do veículo.

Para o veículo ser reprovado, são casos quando o veículo possui problemas de identificação ou quando o veículo possui um problema estrutural muito grave como uma coluna emendada.

A vistoria de trânferencia é exigida pelo DETRAN , para estar verificando os itens de segurança e items de procedencia do veículo.

O que pode realmente levar a reprovação do laudo de transferência

Problemas na numeração de chassi

A numeração de chassi funciona como uma identidade para o carro, sendo que cada número representa uma informação diferente como a montadora, local onde o veículo foi montado e assim por diante. Qualquer tipo de problema com este item pode levar a reprovação do carro na vistoria automotiva. Para resolver a questão é preciso que você tenha o chassi remarcado e este processo exige a autorização prévia do Detran (Departamento Nacional de Trânsito).

Problemas com o sistema de sinalização do carro

As lanternas de sinalização conhecidas como seta do carro fazem parte dos itens avaliados na vistoria automotiva e caso seja constado algum problema de funcionamento ou mesmo mudança de cor, o laudo de vistoria veicular irá apresentar como resultado a reprovação. O mesmo vale para o sistema de iluminação.

Problemas com documentação

A vistoria automotiva irá fazer uma pesquisa sobre a documentação do carro e sua situação, buscando identificar possíveis problemas como pendências e restrições. Por isso, multas não pagas e licenciamento atrasado podem resultar na reprovação.